segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

com quem você se parece?

E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas? 
2 Samuel 9:1

E disse Ziba ao rei: Conforme a tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo. Quanto a Mefibosete, disse o rei, comerá à minha mesa como um dos filhos do rei. 
2 Samuel 9:11


                                                                ziba o servo 


mefibosete o filho aleijado 


                        bom dia povo bonito,estamos começando mais uma semana com a ajuda do bom Deus,e quero que você reflita com quem você se parece,há um grande contraste entre os dois personagens da história bíblica.o que podemos ver no versículo? não apenas uma fala a mais de ziba,mais como servo da casa de saul ,o único escape que teria era ser eternamente escravo de davi,seria um gesto de misericórdia do novo rei aceitar um escravo de quem o antecedeu e lhe confiar a responsabilidade de servi-lo,e se algum dia o mesmo falhasse a sentença era a morte.
                     Agora quero que você preste atenção no moço dos pés aleijados,o que tinha para oferecer para o rei?com aqueles pés aleijados eu garanto que não era a pessoa mais indicada para servir no palácio real,o que o rei faria com ele? era praxe naquele tempo quando se assumia o poder,destruir qualquer possível usurpador do trono.no entanto o rei davi tinha uma divida com o pai de mefibosete ele lhe dera uma palavra que faria bem a sua descendência,essa era a oportunidade.
a situação dos nossos personagens não era das mais confortáveis e o mais interessante na história é que eles se identificam muito conosco,ziba é aquele crente  que não conheceu a graça de Deus,que vive tentando agradar a Deus com sua perfeição,seu serviço e sua obra;esses em seu primeiro fracasso abandonam o senhor por que não compreenderam a compaixão do eterno,não sabem quem são e muito menos quem é o seu Deus.
                    mefibosete por sua vez é aquele crente que ora como o publicano "oh Deus ,tem misericórdia de mm pecador" por que sabe que foi aceito por Deus,não que tivesse algo para oferecê-lo ,mais por que Deus nos ama pelo fato de existirmos,somos de fato alvos da sua misericórdia e graça,caímos quando ainda crianças e o pecado deixou sequelas,nos impediu de servir ao senhor e roubou a nossa capacidade,ai de nós se acharmos que não temos pecado,o padrão de santidade de Deus está além da nossa capacidade de corresponder.como então podemos adorá-los lembrando dos nossos pés aleijados?davi disse que mefibosete se assentaria na mesa com ele e é isso que Deus faz conosco na mesa de Deus nossos pés aleijados ficam cobertos pelo forro da graça,e podemos olhar o que Ele nos põe a mesa,podemos nos alimentar e ter certeza do amor de Deus por nós,isso gera frutos ,vida e santidade.com quem você se identifica mais,ainda que aleijado seja filho,o bom Deus assim como davi está a proucura de quem Ele possa abençoar por amor de Jesus cristo que cobre nossos defeitos com seu sangue imaculado,e nos faz aceitos pelo todo poderoso.descansem no senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário